ATITUDE É TUDO

Luis é o tipo de pessoa que você gostaria de conhecer. Sempre de bom humor, e sempre com algo positivo a dizer. Se lhe perguntassem como ele estava, a resposta era de pronto:

"Ah.. Se melhorar, estraga".

Era um gerente especial de um restaurante, e seus garçons o seguiam de estabelecimento em estabelecimento apenas por suas atitudes. Era um motivador nato.
Se um colaborador estava num dia ruim, Luis estava sempre apontava como ver o lado positivo da situação.
Fiquei tão curioso com seu modo de vida que certa vez lhe perguntei:

"Você não pode ser uma pessoa positiva todo o tempo. Como faz isso?"

Ele respondeu:

"A cada manhã, ao acordar, digo para mim mesmo: Luis, você tem duas escolhas hoje: Pode ficar de bom humor ou de mau humor. Eu escolho ficar de bom humor. Cada vez que um problema surge, posso escolher ser a vítima ou aprender alguma coisa com a situação. Eu escolho aprender algo. Toda vez que alguém reclama, posso escolher aceitar a reclamação ou apresentar o lado positivo da vida."

Argumentei que isso não era fácil. E ele respondeu:

"É fácil sim. A vida é feita de escolhas. Quando você examina a fundo, toda situação sempre oferece escolha. Você escolhe como reagir às situações. Você escolhe como as pessoas afetarão o seu humor. É sua a escolha de como viver sua vida."

Eu pensei sobre o ele me disse, e sempre lembro dele quando faço uma escolha.
Anos mais tarde, soube que Luis cometera um erro, deixou a porta de serviço aberta pela manhã e foi rendido por assaltantes. Rendido ele tentava abrir o cofre, mas com sua mão tremendo pelo nervosismo, desfez a combinação do segredo. Os ladrões entraram em pânico e atiraram nele.
Por sorte o encontraram em tempo de ser socorrido e conduzido a um hospital...
Depois de 18 horas de cirurgia e muitos dias de tratamento intensivo, ele recebeu alta ainda com fragmentos de balas alojadas em seu corpo. E por acaso um dia o encontrei, quando lhe perguntei como estava, respondeu:

"Se melhorar, estraga".

Contou-me o ocorrido no assalto perguntando:

"Quer ver minhas cicatrizes"?

Recusei ver os ferimentos, mas tive curiosidade em saber o que se passou em sua mente no momento do assalto.

"A primeira coisa que pensei foi que deveria ter trancado a porta de trás. Então, deitado no chão, ensanguentado, lembrei que tinha duas escolhas: Poderia viver ou morrer. Escolhi viver!"

Perguntei se não sentiu medo. E ele continuou:

"Os paramédicos foram ótimos. Eles me diziam que tudo ia dar certo e que ia ficar bom. Mas quando entrei na sala de emergência e vi a expressão dos médicos e enfermeiras, fiquei apavorado. Em seus lábios eu lia: 'Esse aí já era'. Decidi então que tinha que fazer algo. E havia uma enfermeira que fazia muitas perguntas. Quando perguntou-me se eu era alérgico a alguma coisa, eu respondi: 'sim'. Todos pararam para ouvir a minha resposta. Tomei fôlego e gritei; 'Sou alérgico a balas'! Entre risadas disse a todos: 'Eu estou escolhendo viver, operem-me como um ser vivo, não como um morto'."

Luis sobreviveu graças à persistência dos médicos, mas foi sua postura e atitude que os fez agir dessa maneira.
Com esta história, aprendi que todos os dias, não importa como sejam, temos sempre a opção de viver plenamente.
Afinal de contas, "ATITUDE É TUDO".